terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PARE DE LUTAR COM DEUS


 “E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam.” (Gênesis 32.24,25)

Amados amigos, irmãos e leitores, o texto acima menciona uma luta travada em que Jacó veio a compreender que aquele homem não era um simples mortal, mas que se tratava de um emissário da parte de Deus.

O anjo poderia facilmente prevalecer sobre Jacó na luta física ali travada. Entendo de que o Senhor desejava que Jacó se rendesse de modo voluntário, corporal e espiritualmente, assim como se demonstrava inclinado a oferecer a Esaú suas riquezas.

Mediante um golpe instantâneo, o Senhor o impediu de qualquer capacidade de resistir. É assim que eu vejo Deus proceder também para conosco. Deus há de elevar-nos até sua pessoa; isto, porém, ele efetua tão somente depois de levar-nos aos extremos de nossas necessidades.

Por causa da grande resistência que lhe oferecemos, bem como da incapacidade que revelamos de sentir sua mão paternal através da disciplina que nos é imposta principalmente pela Sagrada Escrituras, ele tem de “tocar-nos” para reduzir-nos a impotência total, e, assim, fortalecer-nos na sua graça, como está escrito em II Coríntios 12.9,10:  

“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Amados irmãos, amigos e leitores, podemos aprender que para que venhamos receber a benção do Senhor, temos que deixar de ser Jacó que significa “enganador, vigarista”.

Amados, Jacó recebeu novo nome: Israel, que significa: “Vencedor com Deus”, ou, “Príncipe que luta com Deus”.

Além disso, Jacó foi ferido na coxa, passando a mancar a partir de então. De mãos vazias, sem capacidade física para uma luta corporal e com um coração arrependido, Jacó não era mais o que roubara os direitos de seu irmão, mas o que lutara com Deus e vencera, recebendo sua benção.

Foi necessário tudo isto acontecer, antes que Jacó pudesse reconciliar-se com Esaú.

Amados, querem ter paz com os outros? Só depois que você parar de lutar com Deus e deixar que ele transforme sua vida.

É A EXPERIÊNCIA PROFUNDA COM DEUS
QUE LEVA O  HOMEM A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário