quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

EDUQUE A LÍNGUA

Você já viu alguém domesticando um animal selvagem de sela,como por exemplo, um cavalo bem forte para ser usado em trabalho pesado ou até mesmo para corrida? Para esse tipo de trabalho, o animal necessita ser domado para poder ser controlado. É um trabalho lento, que exige paciência e muita dedicação, é com muito esforço que são obtidos bons resultados.

Um animal pode andar por onde quer, mas quando domesticado, é guiado, fazendo a vontade do dono que o leva para qualquer lugar.A língua é comparada a esse tipo de animal que necessita ser educado, domesticado, e precisa ser controlada pela vontade racional de seu dono, para não causar mágoas e conflitos. Pois muitas vezes falamos sem controlar a língua e isso nos causa sérios problemas que podem deixar marcas e mudar até o destino de nossas vidas.

Quando a língua não é domesticada, ela fala mais o que não deve, apontando os defeitos dos outros e muitas vezes nos traindo, mostrando aquilo que sentimos e pensamos realmente, como está escrito em Mateus 12:34 “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas?  Pois a boca fala do que está cheio o coração”.

Amados irmãos, amigos e leitores, como machucamos quem está próximo, a quem amamos, quem conhecemos muito bem. Porque a quem melhor conhecemos suas fraquezas e defeitos, é mais fácil feri-lo.

Apesar da língua ser um órgão muito pequeno, a Bíblia fala como ela
pode causar grandes danos, como está escrito em
Tiago 3:5,6    “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria  de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”.

Amados, devemos estar muito atentos, pois uma só palavra pode destruir uma vida inteira. Quantos relacionamentos acabam  por palavras duras e explosões de raiva? Sim, a língua é pequena, mas os danos que causa são grandes e até irreversíveis.

Amados, não há duvidas, precisamos tomar muito cuidado, em policiar e educar nossa língua, colocando freios em nossas bocas, antes que provoque mais estragos.

As Escrituras Sagradas nos dão a receita para que coloquemos em nossas mentes e em nossos corações os ensinamentos bíblicos, vendo mais as virtudes e menos os defeitos dos outros, e evitando em fazer julgamento precipitado.

Se usarmos a Palavra de Deus, estaremos falando a verdade com amor, falando apenas o necessário sem ferir a terceiros.

Leia  Provérbios 21:23 – “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”.                           


TENHA AMOR CRISTÃO
 EDUCANDO SUA LÍNGUA

Um comentário:

  1. Pastor a paz do Senhor,
    Realmente temos que tomar cuidado com aquilo que falamos, pois há poder em todas as palavras que saem da nossa boca.Louvo a Deus porque estas palavras são para crentes e não crentes. Há uma necessidade em nosso meio de tomarmos estas preucações, para que ao invés de destruição haja restauração, muitas das vezes em explosão de ira, ou até mesmo em certas brincadeiras, brechas são abertas para que o inimigo das nossas almas entre em ação sobre a palavra que foi liberada.
    Um abraço Pastor.
    Que Deus possa continuar te abençoando e usando a sua vida com esses ensinamentos que nos edificam bastante!

    ResponderExcluir