sexta-feira, 11 de novembro de 2011

POR QUE O JUSTO SOFRE?

Na parte mais íntima da mensagem do livro de Jó, vemos como Deus se envolve no problema do sofrimento humano. Em cada geração surgem protestos, dizendo: “Se Deus é bom, não deveria permitir dor, sofrimento e morte neste mundo”. No livro de Jó, o personagem é descrito como um homem justo, o mais justo que havia em toda a terra.
Mas satanás afirma para Deus que este homem era justo apenas porque recebia bençãos de Deus. Disse que Deus o havia  abençoado mais do que a todos os mortais; e que Jó  servia Deus somente por causa da  generosa compensação que recebia de seu Criador.
Da parte do Maligno, surge o desafio para que Deus removesse a proteção e visse que Jó começaria a amaldiçoá-lo. À medida que a história se desenrola, os sofrimentos de Jó aumentam rapidamente, indo de mal a pior. Seu sofrimento se torna tão intenso que ele se vê assentado em cinzas, amaldiçoando o dia do seu nascimento e clamando com dores incessantes. Seu sofrimento é tão profundo que sua esposa o aconselha a amaldiçoar a Deus, para que ele morresse de uma vez.
Mas, Jó nunca amaldiçoou a Deus, antes o bendisse. No final do livro vemos a seguinte declaração de Jó: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem. Por isso me abomino no pó e na cinza” (Jó 42:5-6).
Aprendo, que quando Jó passou por esta experiência, ele agora não dependia mais do  conhecimento teológico sobre Deus, mas do que sabia por ter experimentado sua presença.
Amados, “será que não estamos no mesmo estágio inicial de Jó, apenas um conhecedor de ouvir falar”? Conhecer a Deus significa ter uma experiência pessoal com ele. Muitas vezes falamos sobre Deus, mas poucas vezes falamos com Ele.
Feliz é aquele que sabe (que já experimentou como é) em quem tem crido. Quem assim o sabe, não tem mais necessidade de explicá-lo.
Amados irmãos, amigos e leitores, conhecer Deus é mais importante do que saber explicar fatos a respeito dele.
A Bíblia narra que depois desta provação, Deus restituiu a Jó em dobro a tudo o que ele havia perdido, graças á fidelidade dele á Deus.
Quando estamos desnorteados e confusos por coisas que não entendemos neste mundo, não devemos buscar respostas específicas para questões específicas, e sim, buscar a Deus em sua santidade, em sua justiça e misericórdia, pois Deus sabe o porquê de todas as coisas e Ele mesmo proverá a solução para nós.
Amados, entendo que dor e sofrimento não são necessariamente sinais da ira de Deus por nós: podem ser exatamente o contrário - podem ser o sinal da restituição de Deus que está por vir.
Conclusão: Conhecer a Deus é muito mais do que saber quem ele é - é ter comunhão com ele.

É CAINDO QUE NOS LEVANTAMOS,
É NA TRIBULAÇÃO QUE CRESCEMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário