terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMO TER UMA FAMÍLIA FELIZ

Em todo lugar há famílias que estão se desintegrando. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuge, frustrações, tudo isso contribui para a crise familiar, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro.

Veja como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.

 “Melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.” (Provérbios 15.17) 

 “É melhor um comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” (Provérbios 17:1)

Amados irmãos, amigos e leitores as famílias tiveram um Deus Originador – um Criador -, então os membros da família deveriam recorrer a ele em busca de orientação, para uma vida melhor, com paz, tranquilidade e honestidade, para encontrar o caminho do êxito no ceio da família.

A Bíblia também manda o marido “atribuir honra à esposa”, (1 Pedro 3.7) Ele faz isto dando-lhe atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a escuta.(Gênesis 21.12 “Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência”).

A esposa contribui para a felicidade da família ajudando o marido a cumprir sua pesadas responsabilidades, mostrando respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares.

Deveres para os pais: Eduquem os filhos segundo o caminho que é para
eles. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando
envelhecer não se desviará  dele” (Provérbios 22.6).

Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza é melhor. A Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos. A Bíblia também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos,disciplinando-os. “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas >criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4).

Deveres dos filhos: Filhos, esforce-se para obedecer aos pais. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6.1).

Os pais devem ensinar aos filhos que estejam decididos a evitarem as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. (Provérbios 1.l0-l9).

CRIE O HÁBITO DE ESTUDAR A BÍBLIA EM FAMÍLIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário