quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O PECADO, SÓ JESUS CURA

A lepra é uma doença de pele que no passado era classificada como uma doença     imunda, como podemos verificar em Levítico 13.45 - “Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo”.
Se fosse realmente leproso, o homem era considerado “imundo” pelo fato de sua doença poder ser transmitida a outros, o que quer dizer que mesmo depois da cura só podia ser considerado “limpo” depois de ter sido ritualmente purificado.
Era natural que esta doença se tornasse um símbolo do pecado pelo seguintes motivos:
 1) Era repugnante por ser progressiva: os  pecados e os hábitos depravados tendem a aumentar,  dominando sua vítimas;
 2)  Espalhava-se, era contagiosa, assim como o pecado de Adão passou a todos os homens;
 3) Era incurável, a não ser pela operação graciosa de Deus; 
Percebemos, com isso, que Jesus é a única solução: 
     a) Porque Ele se compadece; limpando e purificando.
     b) Ele pode fazê-lo porque veio de Deus como está escrito em  João 3.2 -” Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. Entendemos que Nicodemos pensava que só Deus faria os  milagres por intermédio de Jesus, como está escrito em João 2.23 “E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome”.
    c) Porque ele, Jesus, veio para isso, como está escrito em Marcos 10.45  “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Esse título do filho do homem une-se aqui com ao do Servo Sofredor que Isaías prediz que morrerá “por muitos”.  
Amados irmãos, amigos e leitores o leproso era motivo de isolamento, assim como o pecado causa a  separação de Deus, e separa os vários membros do povo de Deus. Isso está escrito na Santa Palavra em:  Isaías 59.2 - “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.
Entendemos que tudo que foi dito mostra que os pecados não perdoados nos separam de Deus; ou seja, faz com que a aliança com Deus seja quebrada. Devemos reconhecer aqui, como num espelho, nosso próprio estado lastimável, e arrepender-nos para receber o perdão do Senhor e renovar, assim a aliança com Ele.

JESUS É O ÚNICO
QUE CURA O PECADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário