segunda-feira, 12 de março de 2012

O QUE OS OLHOS VEEM NEM SEMPRE É A VERDADE

Amados irmãos, amigos e leitores, nunca devemos nos levar pela aparência, pois a aparência engana e não reflete a verdade sobre qualquer pessoa.

Lembro-me de quando eu tinha loja de roupas há muitos anos atrás. Certa vez entrou na loja um casal vestido de maneira bem simples, ambos calçados com sandálias de dedo, e a vendedora atendeu-os.  O casal separava as mercadorias de vários tamanhos e cores, e assim o balcão, que era bem grande, ficava amontoado de muitas roupas, deixando a vendedora desconfiada pela péssima aparência do casal. Ela olhava para mim para que eu tomasse alguma atitude, automaticamente fui envolvido e também desconfiei da atitude do casal por causa da aparência. Então, intervim, na venda, e de maneira sutil, comentei com o casal que, por ser a primeira compra na loja, seria melhor que levassem apenas o que já tinham escolhido; então, se gostassem, poderiam voltar e comprar outras peças.

O casal pediu que eu somasse toda a mercadoria escolhida, então abriram uma bolsa velha, e para minha surpresa,  tiraram um monte de dinheiro e começaram a contá-lo. Olhando para mim, o homem disse: “nós íamos comprar mais, mas o senhor desconfiou de mim, achando que pagaria com cheque sem fundos, mas só pago em dinheiro”. Nunca mais voltaram na loja.

E eu, com toda minha experiência de venda aprendi naquele dia que nunca devemos julgar alguém pela aparência.  Aquela venda poderia ter sido bem maior e poderíamos ter conquistado um bom cliente para a loja.

“O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16.7 –).




        Amados irmãos, amigos e leitores, o apóstolo Paulo faz um alerta dizendo  que aquele que conhece a Deus por meio de Sua revelação deve se tornar submisso a Jesus Cristo em tudo:

 ”Vocês observam apenas as aparências das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo. (II Coríntios 10.7)

        A grande diferença é que o homem conhece o exterior, porém o Senhor Jesus conhece o interior o coração do homem. Em Atos 1 lemos sobre a escolha de Matias, que substituiu o apostolado de Judas Iscariotes, nos versículos 24 e 25 está escrito: “Depois oraram: Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos, qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”.

        A qualificação humana para o apostolado era ter conhecimento íntimo da vida terrestre de Jesus e ser testemunha ocular de Sua ressurreição. Assim era escolhido o apóstolo por mandato divino, os homens lançavam sortes invocando a assistência divina, pois a decisão era de Deus. Se, porém, os homens escolhessem os seus próprios planos e caminhos guiando-se apenas pela aparência, então Deus deixaria de fazer valer os Seus propósitos.

Não se deixe enganar pela aparência, busque a orientação de Deus e deixe-o guiar seus passos.

AS APARÊNCIAS SÃO IMPORTANTES,

MAS PERIGOSAS, POIS PODEM NOS ENGANAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário