segunda-feira, 1 de abril de 2013

SALVAÇÃO VEM PELA GRAÇA, POR MEIO DA FÉ EM JESUS CRISTO

O Apóstolo Paulo relata que os crentes, judeus, gentios desfrutam em Cristo de uma completa salvação. Fomos justificados e adotados, como está escrito em Gálatas 3:8 – “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”. Somos renovados como está escrito em Gálatas 4:7 – “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”, passamos a sermos novas criaturas, como está escrito em Gálatas 6:15 – “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura”.
Amados irmãos, amigos e leitores, como  conseqüência, passamos a ser herdeiros de Deus segundo as promessas do pacto Abraâmico como está escrito em Gálatas 3:18 – “Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão”.
A fé no Cristo do Calvário, desta maneira, nos liberta para sempre da necessidade de buscar a salvação pelas obras da lei. Esta busca, afinal de contas, é vã, pois a lei não traz salvação, nem foi dada com esta intenção (Gálatas 3:19-24). A lei pode não somente condenar (Gálatas 3: 10-12) como também aquele que nela confia visando a sua salvação é apenas conduzido à Escravidão (Gálatas 4:21-24).
Por conseguinte, os crentes não devem retornar ao principio da observância da lei como base de sua salvação, pois, do contrário, estarão retornando à escravidão (Gálatas 5:1) –“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.
Devemos entender que Jesus Cristo é o único Mestre Salvador, tornando a lei secundária, dada para encerrar todos sob o pecado e de que a fé é primária porque concede a vida, como está escrito em Gálatas 3:21 – “Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei”.
 Se colocarmos outro Senhor ao Seu lado, Ele Jesus deixa de ser nosso Mestre, perdemos a graça de Deus e o desfrutar da liberdade cristã, que depende da compreensão de que a salvação vem somente pela graça, por meio exclusivo de Jesus Cristo, recebida apenas pela fé.

JESUS É O ÚNICO MESTRE E SALVADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário