
João, segundo interpretações do Evangelho de Lucas, era considerado por muitos um homem consagrado. João teria efetuado os votos de abster-se de bebidas intoxicantes, deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos mortos. Teria se mudado, de Judá para Hebrom (o deserto da Judeia). Ali João teria iniciado uma vida de pastor, iniciando a sua preparação para aquele que se tornou um “objetivo de vida” - pregar aos gentios e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”.
A principal influência na vida de João teria sido os registros que lhe chegaram sobre o profeta Elias. Mesmo a sua forma de vestir com peles de animais e o seu método de exortação nos seus discursos públicos, demonstravam uma admiração pelos métodos antepassados do profeta Elias. Foi muitas vezes chamado de “encarnação de Elias” e o Novo Testamento, pelas palavras de Lucas, refere mesmo que existia uma incidência do Espírito de Elias nas ações de João.
O discurso principal de João era a respeito da vinda do Messias. Grandemente esperado por todos os judeus, o Messias era a fonte de toda as esperanças deste povo em restaurar a sua dignidade como nação independente. João advertia os judeus e convertia gentios, e isto o tornou amado por uns e desprezado por outros. Importante notar que João não introduziu o batismo no conceito judaico, este já era uma cerimônia praticada. A inovação de João foi a abertura da cerimónia à conversão dos gentios, causando assim muita polémica. Os relatos Bíblicos contam a história da voz que se ouviu, quando João batizou Jesus, dizendo “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado” (Mateus 3:17).
Temos também o exemplo da vida material, a de Salomé, era filha de Herodias que ela odiava João Batista, porque ele a ter acusada de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas. O que leva o Tetrarca a adotar uma medida preventiva, mandando prender o profeta João nas masmorras do palácio.
Salomé, no Novo Testamento, é usualmente identificada como a jovem que dançou perante Herodes (Marcos 6.22), descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do Tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) compromete-se a lhe dar a recompensa que ela houver por bem pedir. Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta João Batista, e ela assim o faz, ao Tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo. É o receio de que a crescente popularidade de João no seio dos humildes, sobretudo dos camponeses, possa conduzir a uma revolta popular. Salomé é apontada como responsável pela execução de João Batista.
Salomé é o maior exemplo de vida material, sem amor, respeito e dignidade, enquanto as Sagradas Escrituras orienta que João 15:12 – “O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Amados irmãos, amigos e leitores, foi exposto dois exemplos de vida, uma espiritual e outra material, podemos observar que são vidas bem diferentes, sendo que a vida material apresenta muitas facilidades, prazeres e bem estar para uma vida momentânea, mas não podemos nos iludir, pois o projeto de Deus é que o ser humano tenha vida eterna, no paraíso e não no inferno.
A ESCOLHA É SUA. A MELHOR ESCOLHA É VIDA ESPIRITUAL COM O SENHOR JESUS.
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