terça-feira, 31 de maio de 2016

SUCESSO E TER CORAGEM


Há quem diga que ser corajoso é não ter medo, ou até gostar do perigo. Mas corajoso é aquele que, mesmo temendo os riscos, decide seguir em frente.
Amados irmãos, amigos e leitores, durante muitos anos Josué foi o auxiliar de Moisés no período em que este conduziu o povo de Israel na peregrinação pelo deserto rumo a terra prometida. Ele era um homem temente a Deus, que viu as maravilhas do Senhor durante os quarenta anos. E agora Josué foi incumbido de conduzir o povo na conquista de Canaã.
E agora tinha de substituir um homem raro que Deus usou para em 40 anos tirar um bando de escravos do Egito e transforma-los em uma nação organizada e capaz de conquistar seu próprio território. Viu de perto todos os grandes acontecimentos. Conhecia a estatura espiritual de Moisés e devia estar-se sentindo pequeno.
Agora, o fato de temer a Deus e ter visto tudo o que o Senhor tinha feito durante aqueles anos não lhe garantia sucesso no seu empreendimento. Por isso, Deus encorajou Josué e lhe deu a fórmula para que isso acontecesse. (Josué 1:8)
1)    Não deixar de falar as palavras da lei de Deus (a Escritura revelada) até então e cujo cumprimente tornaria Israel diferente de todos os povos – assim como obediência à Bíblia nos tornará diferente das pessoas que não creem em Deus.
2)    Meditar dia e noite nessas palavras:
3)    Cumprir fielmente tudo o que Deus ordenara.
Quando uma pessoa se compromete a seguir Jesus, ela precisa saber que isto não significa que terá automaticamente uma vida cristã prospera e bem-sucedida.  O fato, é que cometemos muitos erros por não conhecer e não praticar a Palavra de Deus.  Quanto a isto, o Senhor Jesus Cristo afirmou: “Jesus, porém, lhes respondeu: Este é o vosso erro: não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22:29). Também é preciso saber que a conversão a Jesus Cristo não resultará necessariamente em prosperidade material ou felicidade eterna, pois haverá momentos de dificuldades e sofrimento.
Acredito que não foi por acaso que em um texto tão curto por duas vezes Deus disse a Josué: seja forte e corajoso. Afinal, só se o novo líder fosse maluco deixaria de ficar assustado com tamanha responsabilidade. Amados, será que no versículo-chave não existe uma certa incoerência? Afinal, se Deus lhe diz  “vou estar com você por onde andar”, para que Josué precisaria ser forte e corajoso? Quem faria tudo, Josué ou Deus?
Portanto, aprendemos aqui que não há vergonha alguma em assustar-se diante de desafios que parecem grandes demais. Mas há grande mérito em entender que a companhia do Altíssimo é razão mais do que suficiente para eu ter coragem de fazer minha parte. Josué obedeceu a Deus e teve sucesso em sua tarefa. O mesmo vai acontecer com você se viver em obediência à Palavra de Deus. Para isso, é preciso ler e conhecer a Bíblia, meditar em seus princípios e, principalmente, colocá-los em prática diariamente.


SUCESSO É AQUILO, QUE RESULTA DE UMA VIDA EM OBEDIÊNCIA ATENDENDO OS DESAFIOS, QUE DEVEM SER ENCARADOS COM APLICAÇÃO E CONFIANÇA EM DEUS.