segunda-feira, 1 de junho de 2015

SOBERBA e VAIDADE


        Amados irmãos, amigos e leitores, as Sagradas Escrituras (Bíblia) relatam com muita clareza o pecado da soberba, da vaidade, do orgulho e de ser arrogante como está escrito em Provérbios 21:4 – “Olhar altivos e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado”.
Soberba ‘é o comportamento que denota orgulho, arrogância e presunção. É a sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior, procurando ser elevado ao topo’ de acordo com o dicionário.
        A vaidade é quase sinônimo de soberba, é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros com o objetivo de ser admirada e sente-se orgulhosa por isso.
        Soberba e vaidade são sentimentos negativos caracterizados pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações exibicionista de orgulho por vezes sem fundamento algum em fato. Sendo um dos sete pecados capitais, causando danos a terceiros, como está escrito em Provérbios 6:17 – “Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente”.
A soberba não é privilégio dos ricos. Em outras classes sociais também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.
O soberbo tende a se mostrar, pois é apaixonado com a própria existência. querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trazendo prazer.
O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar por cima, sentindo superior a todos que estão ao seu redor,despertando interesse e curiosidade de todos, tendo sempre o desejo de se tornar diferente e mais especial que os outros, nas mais diversas formas, e quem desse pecado sobrevive, se sentirá em seu interior, carente, fraco, ausente já que não conseguirá atrair atenção de ninguém pelos seus próprios valores.
          A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. como está escrito em Tiago 4:6 – “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

         É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, amando a si proprio e a todos ao seu redor, como é o ensinamento de Jesus. Tiago 2:8 nos diz “Se vós, contudo observais a lei Régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem”;


LEMBRE-SE DE QUE DEUS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES, MAS AOS SOBERBOS, ELE OS REJEITA