quinta-feira, 31 de julho de 2014

ATÉ EM GUERRA EXIGE-SE TRATAMENTO HUMANO

A Santa Palavra ensina que o ato de amor para com os inimigos é singular no Antigo Testamento. É um exemplo daquilo que Jesus Cristo ordena em Mateus 5.44 “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”.

Aprendemos que Jesus ensinou o amor para com todos, considerando-os. Além disto, o sinal pelo qual o mundo reconheceria os filhos do Pai Celestial é pelo amor. Também é bom lembrar que ele foi citado por Jesus como o segundo maior dos mandamentos, em companhia do principal que é o amor incondicional a Deus, Jesus nos deu ordem como foi citado no versículo acima,  para amarmos até mesmo os nossos inimigos, ação que vai contra os sentimentos normais, não podemos esquecer que a ordem do Senhor Jesus deve ser cumprida.

Gostaria de ressaltar que Jesus ensina dando exemplo mediante a parábola do bom samaritano. Em Lucas 10. 25-37 aprendemos sobre a ironia que muitas vezes transcende ao conhecimento, em que o benfeitor é um herege, excluído por definição do direito de ser  “próximo” do judeu, errando tanto na doutrina como na prática da religião;  mesmo assim, tinha um amor real pelo inimigo”.

Aprendemos sobre “O BOM SAMARITANO” que nos ensina que:

1) Religiosidade não significa, automaticamente, bondade; a oração era a chave da resposta divina. O que protegeu Jerusalém, naquela ocasião, era a fé em Deus que havia no rei e no profeta. Depois da derrota infligida pelo anjo do Senhor aos assírios “Então o anjo do Senhor, saiu e feriu cento e oitenta e cinco mil no acampamento dos assírios; e, quando os restantes se levantaram de manhã cedo, todos eles estavam mortos” (Isaías 37:36).

2) Nosso “próximo” pode ser alguém fora do nosso grupo, raça  ou religião.

3) O amor real requer sacrifício como Jesus demonstrou. Ao homem normal,  na época, era impossível o coração pecaminoso atingir este padrão,  Jesus Cristo cumpriu-o por nós,  a dupla lei do amor como está escrito em 1 João 4.7– “Amados, amemo-nos uns aos  outros,  porque o amor procede de Deus;  e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.


Aprendemos com o supremo amor de Deus vai além da nossa compreensão. É um amor que, sendo infinito, não pode ser comparado com nosso amor humano, não podemos ignorar que além da lei de Deus, hoje a lei do código penal (humana), pune a discriminação racial e religiosa, por isso devemos dar exemplo.


DÊ EXEMPLO DE BOM SAMARITANO.