terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PORQUE O AMOR NÃO ACABA

Amor é uma afeição profunda. No antigo testamento, o amor quer humano quer divino, é a mais profunda expressão possível da personalidade e da intimidade de relações pessoais, como é relatado o amor de Deus pela raça humana, em: “Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida”. (Isaías 43:4) “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão”. (Provérbios 8:17)
Há um texto que diz: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo (II Corintios 4:6). Esse texto, porém, fala de duas outras coisas: amor e luz. Entendemos que o amor ágape (forma mais elevada e nobre de amor que se vê em sua comunhão com Deus) foi manifesto a nós quando Jesus resplandeceu em nossos corações, e a luz deve brilhar nas trevas, ou seja, se temos Jesus em nossa vida, é para sermos a luz neste mundo que vive em trevas.
Em I João 1:5 está escrito: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas”.
Amados, se a luz e o amor estão juntos em Deus, se afirmamos que temos comunhão com o Senhor Jesus, mas andamos nas trevas, então mentimos com nossas palavras e também com nossas ações. O Senhor está querendo nos dizer que somente quando deixamos a luz de Deus brilhar em toda nossa vida, permitindo até mesmo que nossos segredos sejam julgados por Deus, podemos ser purificados de nossos hábitos pecaminosos e nos tornarmos mais santos. É quando amamos a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos com está escrito em Levítico 19:18 – “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”
Significa que a reverência a Deus não somente produz a santidade no sentido de evitar a contaminação do pecado, mas também a prática do amor aos nossos semelhantes.
Jesus desenvolveu esta verdade, ao exigir que amássemos aos nossos inimigos, porque o amor é o cumprimento da lei, e só consegue cumpri-lo quem tem o amor na pessoa de Deus e que domina sua própria vida.
Jesus disse “Eu lhes dou um novo mandamento: mantenham o amor uns pelos outros” (João 13:34). O amor do nosso Senhor Jesus chegou a ponto de morrer por nós, e nós devemos amar um ao outro, ao ponto de sermos imitadores de Jesus dando a vida pelos irmãos, e abrindo mãos dos prazeres que a vida oferece.
Vamos viver nesta luz que é Jesus, não podemos, nem devemos ser hipócritas dizendo que amamos Jesus e seu reino, e agimos de maneira diferente, devemos lembrar o que está escrito em I João 2:9 – “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas”.
João encontrou em Jesus a luz do mundo, pois o amor e a luz estão juntos, e quando Jesus entra em nossas vidas, a escuridão se vai, passamos a enxergar o outro como Deus o vê e a amá-lo, e ao praticar esse amor, enxergamos cada vez melhor a verdadeira vida e nos tornamos cada vez mais parecidos com Jesus e com Deus.
E por que não praticamos isso nos dias de hoje?
Entregue sua vida a Jesus e peça que ele ilumine para você entender, e possa demonstrar amor ao seu próximo, e depois praticar o que você viu e entendeu, assim um ‘puxará’ o outro e sua vida espiritual vai crescer.
Quando o amor de Deus nos ilumina, automaticamente nos faz amar e a ver melhor, aumentando cada vez mais o amor, dessa forma o amor não acabará nunca.
DEIXE REFLETIR EM TI
A GRANDE LUZ QUE É JESUS