terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PARE DE LUTAR COM DEUS


 “E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam.” (Gênesis 32.24,25)

Amados amigos, irmãos e leitores, o texto acima menciona uma luta travada em que Jacó veio a compreender que aquele homem não era um simples mortal, mas que se tratava de um emissário da parte de Deus.

O anjo poderia facilmente prevalecer sobre Jacó na luta física ali travada. Entendo de que o Senhor desejava que Jacó se rendesse de modo voluntário, corporal e espiritualmente, assim como se demonstrava inclinado a oferecer a Esaú suas riquezas.

Mediante um golpe instantâneo, o Senhor o impediu de qualquer capacidade de resistir. É assim que eu vejo Deus proceder também para conosco. Deus há de elevar-nos até sua pessoa; isto, porém, ele efetua tão somente depois de levar-nos aos extremos de nossas necessidades.

Por causa da grande resistência que lhe oferecemos, bem como da incapacidade que revelamos de sentir sua mão paternal através da disciplina que nos é imposta principalmente pela Sagrada Escrituras, ele tem de “tocar-nos” para reduzir-nos a impotência total, e, assim, fortalecer-nos na sua graça, como está escrito em II Coríntios 12.9,10:  

“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Amados irmãos, amigos e leitores, podemos aprender que para que venhamos receber a benção do Senhor, temos que deixar de ser Jacó que significa “enganador, vigarista”.

Amados, Jacó recebeu novo nome: Israel, que significa: “Vencedor com Deus”, ou, “Príncipe que luta com Deus”.

Além disso, Jacó foi ferido na coxa, passando a mancar a partir de então. De mãos vazias, sem capacidade física para uma luta corporal e com um coração arrependido, Jacó não era mais o que roubara os direitos de seu irmão, mas o que lutara com Deus e vencera, recebendo sua benção.

Foi necessário tudo isto acontecer, antes que Jacó pudesse reconciliar-se com Esaú.

Amados, querem ter paz com os outros? Só depois que você parar de lutar com Deus e deixar que ele transforme sua vida.

É A EXPERIÊNCIA PROFUNDA COM DEUS
QUE LEVA O  HOMEM A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

sábado, 21 de janeiro de 2012

CASAMENTO QUANDO ORIENTADO POR JESUS

Casamento só é eterno quando o Senhor está no centro, unindo o casal.  Quando Jesus não está presente, acontece o que as estatísticas mostram: três entre quatro casamentos irão terminar em divórcio. 

Compreendemos a preocupação de muitos casais ao tomarem a decisão do matrimônio. Porém entendemos que este ato sagrado é projeto de Deus para o homem.

Amados irmãos, amigos e leitores, entendemos que as duas principais decisões na vida do ser humano é:

1) abrir seu coração para Jesus, recebendo-o como seu Senhor e Salvador de sua vida.

2) saber escolher seu / sua parceiro(a) para viver toda a sua vida aqui neste mundo, pois está é a orientação da Biblia como está escrito em  Gênesis 2.24 – “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.

A intenção de Deus não era só que as pessoas casadas ficassem juntas, mas também que houvesse plena união do corpo e alma em amor.        

Entendemos que o Senhor está nos ensinando assim como o homem (Adão) e a mulher (Eva) está para Cristo Jesus e a igreja, que é composta de famílias, que formam um corpo espiritual, e Jesus é o Cabeça deste corpo.

Jesus, em certo sentido, necessita e busca nossa companhia como “ajudador”, ou algo que o completa, na formação do corpo espiritual, ninguém poderá tornar-se como “carne da mesma carne” com Jesus Cristo, se não se dispuser a abandonar a velha habitação que é o mundo.

Casamento não é um contrato de bens e serviços entre duas pessoas, mas uma aliança para toda a vida, solenemente declarada diante de Deus, entre um homem e uma mulher, concordando em pertencerem um ao outro enquanto viverem.

É um pacto testemunhado pela família, pelos irmãos, vizinhos e amigos, e devidamente reconhecido pelas leis civís.

É quando o Senhor abençoa a aliança do casamento de seres diferentes, opostos que se atraem, com temperamentos, cultura familiar, hábitos, qualidades e defeitos diferentes. Porém, se tiverem a mão de Deus, abençoando, sempre as qualidades superarão os defeitos, unindo corpo alma e espírito (corpo - unidade física, alma- intelecto, emoções e vontades e espírito- que é a parte mais difícil da vida conjugal, quando o projeto de Deus não se torna o centro da vida matrimonial).

Não corra o risco de fazer parte da estatística da destruição da família, permitindo que a sociedade atual penetre no seu lar, em sua família e em seu casamento.



TENHA SEMPRE JESUS EM SEU LAR

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

EDUQUE A LÍNGUA

Você já viu alguém domesticando um animal selvagem de sela,como por exemplo, um cavalo bem forte para ser usado em trabalho pesado ou até mesmo para corrida? Para esse tipo de trabalho, o animal necessita ser domado para poder ser controlado. É um trabalho lento, que exige paciência e muita dedicação, é com muito esforço que são obtidos bons resultados.

Um animal pode andar por onde quer, mas quando domesticado, é guiado, fazendo a vontade do dono que o leva para qualquer lugar.A língua é comparada a esse tipo de animal que necessita ser educado, domesticado, e precisa ser controlada pela vontade racional de seu dono, para não causar mágoas e conflitos. Pois muitas vezes falamos sem controlar a língua e isso nos causa sérios problemas que podem deixar marcas e mudar até o destino de nossas vidas.

Quando a língua não é domesticada, ela fala mais o que não deve, apontando os defeitos dos outros e muitas vezes nos traindo, mostrando aquilo que sentimos e pensamos realmente, como está escrito em Mateus 12:34 “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas?  Pois a boca fala do que está cheio o coração”.

Amados irmãos, amigos e leitores, como machucamos quem está próximo, a quem amamos, quem conhecemos muito bem. Porque a quem melhor conhecemos suas fraquezas e defeitos, é mais fácil feri-lo.

Apesar da língua ser um órgão muito pequeno, a Bíblia fala como ela
pode causar grandes danos, como está escrito em
Tiago 3:5,6    “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria  de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”.

Amados, devemos estar muito atentos, pois uma só palavra pode destruir uma vida inteira. Quantos relacionamentos acabam  por palavras duras e explosões de raiva? Sim, a língua é pequena, mas os danos que causa são grandes e até irreversíveis.

Amados, não há duvidas, precisamos tomar muito cuidado, em policiar e educar nossa língua, colocando freios em nossas bocas, antes que provoque mais estragos.

As Escrituras Sagradas nos dão a receita para que coloquemos em nossas mentes e em nossos corações os ensinamentos bíblicos, vendo mais as virtudes e menos os defeitos dos outros, e evitando em fazer julgamento precipitado.

Se usarmos a Palavra de Deus, estaremos falando a verdade com amor, falando apenas o necessário sem ferir a terceiros.

Leia  Provérbios 21:23 – “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”.                           


TENHA AMOR CRISTÃO
 EDUCANDO SUA LÍNGUA

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DÊ UM PONTO FINAL

Tudo tem limite. Podemos aguentar muitas situações, mas há uma hora em que temos de darmos o famoso ponto  final, aquele sinal de pontuação com que se encerramos um assunto; é o limite. Pois tudo tem seu tempo e o tempo tem seu fim.

Em 1 Timóteo 4.7 está escrito: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Entendemos que a situação apresentada pelo apóstolo Paulo aqui sugere o martírio. O final da carreira a que ele ser refere significa a morte dele. É um período pelo qual ele está sendo oferecido como sacrifício. Refere-se a finalização de uma longa caminhada, onde foi percorrida com alegria, mesmo sabendo que no decorrer da mesma, muitas foram as lutas, os ataques, as decepções, os martírios, as perseguições e até as prisões.

Amados, o que foi exposto acima se refere à vida espiritual, mas em nossas vidas carnais, muitas vezes precisamos verificar, se não é a hora de dar um ponto final em algum pecado que possamos estar cometendo. O pecado nos conduz a caminhos que levam à morte taJeremias 21.8 está escrito: “Assim diz o  Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.
nto carnal como espiritual. Em

Essa escolha, de uma forma eterna e final, nos confronta quando ouvimos o evangelho de Jesus Cristo em João 3.18 - “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. É a fé no Filho de Deus, Jesus Cristo, que determinará o caminho que nossas almas seguirão.

O Senhor Deus coloca diante dos homens o livre arbítrio: quem escolhe a vida sem Deus tenta abafar a convicção de culpa que o pecado traz, porém todo esse trabalho é em vão.

Quem se entrega a Cristo aceita de bom grado a revelação de sua própria pecaminosidade, reconhecendo-a e evitando retornar ao erro. Pela confissão, isto é, pela pratica da verdade, o pecador se aproxima da luz onde alcança a purificação de “todo pecado”.

Em 1 João 1.9 temos uma promessa: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Aprendemos que se não fosse pelo sangue de Jesus Cristo vertido na cruz do calvário para a propiciação dos nossos pecados, Deus seria justo em nos condenar, pois “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hebreus 9.22). A confissão de pecados particulares é preciso para sua renúncia. 

É a oportunidade de dar um ponto final e começar uma nova história.


DÊ UM PONTO FINAL EM SEUS PECADOS.