terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMO TER UMA FAMÍLIA FELIZ

Em todo lugar há famílias que estão se desintegrando. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuge, frustrações, tudo isso contribui para a crise familiar, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro.

Veja como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.

 “Melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.” (Provérbios 15.17) 

 “É melhor um comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” (Provérbios 17:1)

Amados irmãos, amigos e leitores as famílias tiveram um Deus Originador – um Criador -, então os membros da família deveriam recorrer a ele em busca de orientação, para uma vida melhor, com paz, tranquilidade e honestidade, para encontrar o caminho do êxito no ceio da família.

A Bíblia também manda o marido “atribuir honra à esposa”, (1 Pedro 3.7) Ele faz isto dando-lhe atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a escuta.(Gênesis 21.12 “Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência”).

A esposa contribui para a felicidade da família ajudando o marido a cumprir sua pesadas responsabilidades, mostrando respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares.

Deveres para os pais: Eduquem os filhos segundo o caminho que é para
eles. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando
envelhecer não se desviará  dele” (Provérbios 22.6).

Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza é melhor. A Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos. A Bíblia também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos,disciplinando-os. “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas >criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4).

Deveres dos filhos: Filhos, esforce-se para obedecer aos pais. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6.1).

Os pais devem ensinar aos filhos que estejam decididos a evitarem as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. (Provérbios 1.l0-l9).

CRIE O HÁBITO DE ESTUDAR A BÍBLIA EM FAMÍLIA!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PAIS (João 1. 12,13)

No segundo domingo do mês de agosto é comemorado o Dia dos Pais e, como sempre, serão feitas homenagens a eles. Alguns pais receberão presentes, outros ouvirão dos filhos que eles o amam, talvez tenham um almoço especial, um dia especial, etc.

É muito bom homenagear e honrar os nossos pais,  pois eles muito lutaram ou ainda estão lutando para que nós, seus filhos, tenhamos uma vida melhor.

Honre o seu pai se você ainda o tem, pois ele merece isso. Procure ter  um relacionamento profundo com ele, procure aprender tudo o que você puder com ele. Siga o exemplo de Jesus e tenha um ótimo relacionamento com o seu pai.

Em João 1.12,12 está escrito “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

No texto de hoje lemos que Deus, o Pai, conhece o seu Filho Jesus Cristo, e este conhece o Pai. Lemos que é Jesus quem revela o Pai, o que ele já fez. Ele revelou que o seu Pai, é um Pai de amor, de misericórdia, que perdoa e quer a salvação de todas as pessoas.

Ele mesmo, Jesus Cristo, foi e é o instrumento para isto. Jesus é Salvador e Senhor. Você já conhece Deus Pai? Não? Então conheça-o e receba-o como seu Pai.

Deus quer ser Pai de cada um. Portanto, seja um seguidor de Jesus Cristo, para ser verdadeiro filho de Deus. E uma vez sendo filho de Deus, viva este relacionamento intensamente, e você, pode dar o mesmo conselho a seus filhos, ou a quem o cerca.

Você teme a Deus de tal forma que possa recomendar tal atitude a outros? Você tem encorajado sua família a seguir e temer o seu Deus? Ou eles estão cada vez mais distantes do Senhor devido ao seu mau exemplo como cristão?

Não esqueça que a melhor herança que podemos deixar para os nossos filhos não é composta de bens, prestígio ou dinheiro: é a fé em Deus! Portanto, viva de tal forma que eles  queiram imitar a sua fé e seguir o seu Deus.

Deixe Deus cuidar de você, mas também respeite-o  quando ele chamar sua atenção. Dê um presente a Deus Pai neste Dia dos Pais: dê a sua vida a ele, e você verá como tudo será diferente e melhor.
Deus quer ser Pai, inclusive de você.

AME A DEUS PAI
E VIVA UMA VIDA DEDICADA A ELE.
INCENTIVE SUA FAMÍLIA
A SEGUIR A SUA FÉ.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS? (Romanos 8:35)


Amados irmãos, amigos e leitores, você já deve ter ouvido o ditado popular, pessimista, mas engraçado, que diz: ”Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”. Normalmente está nos labios de quem reclama da vida. Mas ele tem verdades marcantes. Podemos notar  pelo menos duas.
1)    O pensamento por trás é: “Quanto mais rezo (oro), me aproximo de Deus, mais os problemas devem se afastar de mim”. Só que nem sempre isso acontece.
2)        A outra verdade é “Quanto mais procuro me aproximar de Deus, maiores lutas enfrento”. Percebemos que o conteúdo desse ditado está de acordo com a Bíblia. Ela não promete que a proximidade com Deus isente de dificuldades. Mostra ainda que, para muitos, tornar-se cristão é entrar em uma guerra sem fim. Podemos observar a vida dos apóstolos, pois viveram perseguidos e terminaram martirizados. Por esta razão que Jesus alertou os discípulos dizendo que no mundo teriam aflições, mas que deveriam ter bom ânimo. O cristão não está livre de lutas, mas tem a vitória garantida, pois ao seu lado e a seu favor está o Senhor Jesus.
         Amados irmãos, amigos e leitores aprendemos que não estamos livres das lutas, mas ninguém nos separará do amor de Deus, com Deus ao nosso lado temos a vitória garantida.
Jesus está dizendo, “Não se aproxime de Deus até que você tenha acertado tudo com aqueles a quem ofendeu”.  Amigo, eu não estou dizendo que isto seja fácil, mas Jesus claramente diz que é absolutamente necessário.
 Muitos cristãos não tem poder porque ignoram esta ordem fundamental. Gaste algum tempo considerando aqueles a quem você pode ter ofendido.
Quando Deus lhe revelar pessoas que você ofendeu ou feriu, decida ir até elas e lhes peça perdão. Porém, não vá tentando defender-se ou para recomeçar a batalha.
Simplesmente vá em humildade e amor. Além disso, não pense que você falhou se eles se recusarem a lhe perdoar. Sua responsabilidade é fazer sua parte em humildade e amor, a maneira como eles responderem é problema deles.
Quantos seguidores fiéis de Cristo sofrem, hoje  mesmo, cruel perseguição e até morte? Quantos padecem de necessidades físicas? Quantos sofrem zombaria exatamente porque são fiéis a Jesus Cristo? Por que eu e você haveríamos de caminhar sobre rosas enquanto outros sofrem com os espinhos?
Meus amados irmãos, amigos e leitores, lembre-se de que o Senhor Jesus disse: “Neste mundo teríamos aflições”, e nos prometeu que “Estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Não permita que as adversidades desta vida, venham separar você do Senhor Jesus. Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós? Nada será capaz de nos separar do amor de Deus que procede do nosso Senhor Jesus.
Temos o exemplo do Apóstolo Paulo, que três vezes pediu ao Senhor que afastasse dele o espinho que ele tinha na carne. Mas Deus cobriu o sofrimento com Sua graça. É assim que Deus transforma dores e sofrimento em bençãos.
Aprendemos que é a graça suficiente que pode agir no meio das fraquezas. Trazendo consigo alegria  e poder. O apóstolo Paulo sentia prazer nas experiências angustiantes, veio diretamente da certeza que todas elas contribuiriam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Crer é, portanto, agarrar de uma vez a perfeição de Deus. O domínio do mundo inteiro pertencerá à descendência espiritual de Abraão, como está escrito em I Corintios 6.2 – “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?”. (Significa que tem o sentido de governarmos com Jesus Cristo).

COM JESUS CRISTO
SOMOS MAIS QUE VENCEDORES.